Pesqusadores da Universidade de Harvard dizem que consumo de produtos à base de soja podem reduzir em 50% o número de espermatozóides no sêmen.
BBCBrasil.com | Reporter BBC | Consumo de soja pode afetar fertilidade, diz estudo
A pesquisa, publicada na revista científica Human Reproduction, analisou o sêmen de 99 homens com idade média de 36 anos e comparou a concentração de espermatozóides com a quantidade de soja consumida na dieta de cada um nos três meses anteriores à análise.
Segundo os pesquisadores, a concentração considerada "normal" de espermatozóide no sêmen fica entre 80 e 120 milhões por mililitro.
No entanto, a equipe observou que os participantes que consumiam em média uma porção de comida à base de soja em dias alternados apresentavam uma redução de 41 milhões no número de espermatozóides.
Apesar do número reduzido, o estudo não encontrou diferenças na mobiliade ou morfologia do esperma.

Vox Populi
Sua Opinião